24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Hoje, dia 24 de junho, diversas atividades são realizadas para marcar o “Dia Mundial de Prevenção de Quedas”. Os acidentes são a quinta causa de morte entre os idosos e as quedas são responsáveis por dois terços destes eventos, segundo dados do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Nas pessoas idosas acompanhadas pela Pastoral da Pessoa Idosa, é possível notar uma redução em mais de 40% de quedas nos últimos 10 anos, tempo de atuação da PPI no Brasil.

 

As quedas são um problema comum entra as pessoas idosas e são causadas tanto por fatores intrínsecos - ligados ao seu estado de saúde (uso de medicamentos, distúrbios de marcha, equilíbrio e fraqueza muscular, sedentarismo entre outros), como por fatores extrínsecos (dificuldades propiciadas pelo ambiente, como pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados, tapetes soltos entre outros).


Estudos sugerem que para as pessoas idosas as quedas têm como consequências, além de lesões e possíveis fraturas, o declínio na saúde, o aumento do risco de institucionalização e a perda da independência. A fratura de quadril, por exemplo, é apontada como a maior causa de internação hospitalar pelo Sistema Único de Saúde, SUS. Dados do sistema de informação da Pastoral da Pessoa Idosa, mostra que 2005 – ano de fundação da PPI, até 2014, houve uma redução de 47% de quedas entre as pessoas idosas acompanhadas. No ano de 2014 no Brasil, 4.521 pessoas idosas sofreram algum tipo de quedas, destas 875 necessitaram de internação hospitalar. 


“Podemos também ressaltar que a decisão para internação hospitalar, além do envolvimento emocional, obrigações de cuidado, representa para a grande maioria das pessoas idosas e famílias uma situação desfavorável em termos de despesas”, lembra Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. A atuação dos líderes da PPI têm ajudado muito, nos últimos 10 anos, para a redução das quedas, “ao reduzir o número de quedas, estão também reduzindo o número de internações, de cirurgias, de uso de órteses e próteses, sem falar no desgaste emocional e físico para a pessoa idosa que sofre a queda e para a sua família”, conclui Irmã Terezinha. 


O custo é alto para as famílias que, muitas vezes, dependem de ajuda de terceiros (cuidadores) ou mesmo de um familiar que deixe de trabalhar para cuidar dessa pessoa idosa. A solução geralmente acaba sendo o encaminhamento às instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

Prevenção de quedas


Para prevenir as quedas, é importante a identificação de fatores que podem levar uma pessoa idosa a sofrer uma queda. Identificar esses fatores ajuda na definição de medidas preventivas. Veja alguns cuidados e adaptações importantes:


- Evitar pisos encerados;
- Utilizar corrimãos nas escadas;
- Eliminar objetos espalhados pelo chão ou móveis em locais de circulação;
- Manter iluminação suficiente nos ambientes de circulação;
- Guardar produtos e utensílios em lugares mais baixos nos armários, evitando o uso de cadeiras, banquetas ou escada auxiliar;