A Pessoa Idosa e o ato de comer

A alimentação foi reconhecida como um direito social pela Constituição Brasileira em 2010. Isto permitiu assegurar a alimentação como um fator de proteção à saúde da população. O Ministério da Saúde publicou em 2014 uma revisão do Guia Alimentar da População Brasileira com um olhar diferenciado, o qual considera as várias dimensões que determinam as condições de saúde e bem-estar da população.

Na capacitação, o líder da PPI conhece a importância de orientar a pessoa idosa sobre a importância de uma alimentação saudável e bons hábitos alimentares, a escolha, o preparo e consumo de alimentos que possam promover a saúde. Outra abordagem importante é o “ato de comer”. Os líderes propõem três sugestões que trazem benefícios como a melhor digestão e aproveitamento dos alimentos; controle mais eficiente de quanto comemos; mais prazer com a alimentação e maior oportunidade de convivência com nossos familiares e amigos.

Então como comer?

1º Comer com regularidade e com atenção

Procure fazer as refeições principais do dia nos mesmos horários. Evite “beliscar” nos intervalos das refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem estar envolvido em outra atividade.

2º Comer em ambientes apropriados

Procure comer sempre em ambientes limpos, tranquilos e confortáveis e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos.

3º Comer em companhia

Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de convivência. Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições.

Veja também: Programa produzido pela TV Evangelizar mostrando a importância do "Ato de comer"