Pastoral da Pessoa Idosa inicia atividades na Diocese de Petrópolis/RJ

Cerca de 24 pessoas, representando diversas paróquias da Diocese de Petrópolis, participaram de um encontro de capacitação, orientado pela coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli. Durante o encontro, realizado nos dias 11 e 12, Irmã Terezinha afirmou que o objetivo central da Pastoral da Pessoa Idosa é ir ao encontro da pessoa “levando o abraço da Igreja e a ternura de Deus”.

O encontro foi acompanhado pelo Vigário Diocesano da Caridade, Padre Rafael Soares, que ressaltou a importância desta formação, para implantação da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Petrópolis. A iniciativa do encontro de capacitação partiu do contanto do Pároco de Santo Antônio e Santo Agostinho, Padre José Augusto Carneiro (Pe. Jac) que fez o primeiro contato com a coordenadora nacional.

Durante o curso de capacitação, além do Padre Rafael, estiveram presente Padre Jac e o Padre Reginaldo Pereiro, vigário paroquial de Nossa Senhora das Dores, Areal. Ente os testemunhos sobre o encontro, algumas pessoas destacaram que agora compreenderam que Pastoral da Pessoa Idosa não é fazer festas e passeios, mas ter uma atenção maior a pessoa idosa, com visita residencial e procurando ajudar os idosos, principalmente aqueles em situação de risco social.
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha explicou que a Pastoral não é assistencialismo, mas é ir ao encontro dos idosos, procurando ajuda-lo e também as famílias, que muitas vezes enfrentam diversas dificuldades para cuidar do idoso. Ela destacou que, no Brasil, é muito pequeno o índice de institucionalização do idoso, isto é, idosos que vivem em asilos.

A Irmã lembrou ainda São João Paulo II afirmando que ele é um grande motivador da ação da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela disse que ele tinha um zelo especial pelas pessoas idosas e citou uma frase dele, que foi incorporada pela pastoral, como uma meta: “que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.

“Isto nos motiva a ir cada mais ao encontro de todos os idosos em todas as comunidades e acompanhando com a ternura de Deus. São João Paulo II é um grande motivador da nossa ação”, afirmou Irmã Terezinha, que lembrou também a médica Doutora Zilda Arns, considerada fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa e por isso utiliza a mesma metodologia da Pastoral da Criança, sendo que os indicadores são da pessoa idosa.