Pastoral da Pessoa Idosa é criada em Porto União/PR

A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União iniciou no sábado, 04 de março, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). A centralização dos trabalhos ficou a cargo da comunidade do bairro Santa Rosa, que já definiu um encontro de formação para o dia 19 de março.

Todas as pessoas interessadas, independente da comunidade que atuem, podem participar. A PPI tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas. Nesse sentido a PPI capacitará pessoas para acompanhar os idosos por meio de visitas domiciliares mensais.

Eliane Knapik, coordenadora da PPI local, explica o objetivo da Pastoral. ”A pastoral vem ajudar as pessoas idosas, que estão mais tempo sozinhas em casa, as vezes moram sozinhas. A pastoral vem para dar um pouco de atenção, ver como a pessoa está e principalmente oferecer um pouco de carinho para elas”, diz.
O Padre Ederson Iarochevski acompanhou o primeiro encontro e afirmou que esse trabalho terá um peso positivo muito grande para a integração com os idosos de Porto União, proporcionando um espaço regular de partilha de experiências entre todos.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com Eliane (telefone (42) 999495022) ou diretamente na secretaria da Paróquia, na Igreja Matriz.

Fonte: A2