PPI do Maranhão promoveu o I Fórum de Debate sobre a Saúde da Pessoa Idosa

forum 3No mês de maio a Pastoral da Pessoa Idosa – PPI do Maranhão, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, realizou o I Fórum de Debate sobre a Saúde da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, cidade de São Luís – MA, com entrada gratuita.

Um dos principais objetivos do evento era capacitar os líderes da PPI para a identificação precoce dos casos de estenose aórtica junto às pessoas idosas acompanhadas. Para isso foram realizadas palestras e mesas redondas. A Coordenadora Nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli, falou sobre a missão e atuação da Pastoral. O cardiologista e coordenador da Campanha Jovens Corações, Dr. Marcelo Queiroga, palestrou sobre as patologias cardíacas acometidas na pessoa idosa. A última palestra do evento foi com a Superintendente Estadual de Atenção Primária à Saúde, Dra. Silvia Viana, com foco na pessoa idosa.

As mesas redondas criaram debates e participação do público. A nutricionista Andreia Barros, a enfermeira Vania Cantanhedde, a terapeuta ocupacional Andreia Barros e a fisioterapeuta Junia Macedo tiraram dúvidas e levantaram questões sobre a saúde e bem-estar dos idosos.

O coral de idosos do SESC/MA, dirigido pelo maestro e músico Francisco Newman, encerrou o fórum com músicas folclóricas maranhenses e com uma música dedicada especialmente ao combate da violência à Pessoa Idosa.

forum 6

forum 8

forum 5