Assembleia Diocesana da PPI em Sinop-MT

IMG 20170701 WA0073Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2017, aconteceu a Assembleia Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese Sagrado Coração de Jesus. O evento foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis em Sinop- Mato Grosso.

A assembleia contou com participação da coordenadora Estadual da PPI, Cecília Crestani, a coordenadora diocesana Clecy Menegatti Bogoni, e coordenadoras e líderes dos municípios de Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã, Cláudia, Alta Floresta, Guarantã, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Porto dos Gaúchos, Colíder, Nova Canaã, Marcelândia, Itaúba e Santa Helena.

Após Assembleia Nacional, realizada em maio deste ano, a PPI de Mato Grosso teve crescimento de 34%.  Para a coordenadora estadual, Cecília Crestani, a expansão da PPI deve ser muito comemorada. “Esse crescimento demonstra que tão importante quanto capacitar é acompanhar. Um dos nossos objetivos é que cada Comunidade acompanhe com compreensão e amor todos os que envelhecem. Graças a Deus estamos conseguindo”.   

Neste ano a assembleia contou com a participação da psicóloga Glaucia Regina Antunes Franzini, que apresentou a Constelação Familiar, que consiste em novos rumos da psicologia e novas terapias que poderão auxiliar líderes e pessoas idosos. A Presidente do Conselhos Municipal, Doutora Mara Cristiane Meyer, também esteve presente e falou sobre o Conselho Municipal do Idoso, demonstrando a importância das Redes de Apoio à Pessoa Idosa e da participação dos líderes da PPI nas políticas públicas. As palestras continuaram com a líder e advogada, Jovacyr Bregonci Santos da Penha, falando sobre o Estatuto do Idoso e seus direitos e com a educadora física Janete Dacroce e a nutricionista Iara Warne dialogando sobre exercícios físicos, saúde, nutrição e qualidade de vida para manter o cérebro ativo.

Após palestras e diálogos, foram definidas metas para serem atingidas entre 2017 e 2018. São elas:

  1. Aumentar em 5% o número de líderes, paróquias com o trabalho da PPI e pessoas idosas acompanhadas;
  2. Investir na formação dos facilitadores e coordenadores paroquiais;

No final da assembleia foi realizada uma breve avaliação da dinâmica e temas levantados pelo encontro. Para a líder, coordenadora e facilitadora, Helen Jeani Machado, a assembleia foi um sucesso pois todos os evolvidos na organização se dedicaram muito. “Eu gostaria de agradecer as comunidades e famílias que acolheram com o amor os líderes da PPI. Estamos cheios do Espírito Santo de Deus, e assim podemos levar crescimento e fortalecimento e uma bagagem cheia de amor para acompanhar nossos idosos”.

A missa de encerramento foi celebrada pelo Padre Reginaldo da Paróquia São Francisco de Assis.

Assembleia Diocesana 2018 – Mato Grosso

O rumo da Assembleia 2018 será no município de Alta Floresta. A Coordenadora Nacional, Irmã Terezinha Tortelli e o vice coordenador, Padre José Aparecido Pinto estarão presentes.

IMG 20170701 WA0024

IMG 20170701 WA0109

IMG 20170701 WA0052