Paróquia do Espírito Santo realiza momento de convivência com pessoas idosas

es 9

Na Paróquia São José de Anchieta, da Arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, o dia 7 de janeiro foi muito especial. Houve uma missa de envio de 16 líderes da PPI que concluíram a capacitação em dezembro de 2017 e, em seguida, um momento de convivência com pessoas idosas, carregado de alegria e entusiasmo.

Não faltou motivação por parte de todos, principalmente do pároco, Pe. Fabio Wanderlei, que deu total apoio à implantação da PPI em sua paróquia.  Foi dele também a ideia de, além de desenvolver a missão da PPI com as visitas domiciliares aos mais fragilizados, realizar mensalmente um encontro com as pessoas idosas que conseguem chegar até a paróquia.

Desde então ficou combinado que, em todo primeiro domingo de cada mês, a missa das 7h30min será dedicada às pessoas idosas. Após a missa, as pessoas idosas se encontram para um momento de convivência fraterna, onde, de forma dinâmica, serão trabalhados os indicadores de saúde, além da comemoração dos aniversariantes do mês e um delicioso lanche partilhado, encerrando por volta das 10h30min.

Neste primeiro encontro, na dinâmica sobre os indicadores, cada pessoa idosa recebeu um S e um N, representando “sim” e “não”, que ela deveria levantar a cada indicador. Os idosos eles levaram muito a sério e se divertiram. Assim, percebemos a necessidade de trabalhar mais a ingestão de líquidos e a atividade física.

O tema trabalhado neste mês foi atividade física, feito com capricho pela professora de Educação Física Simone. Dois idosos animaram o encontro com sua sanfona e pandeiro. Os Vicentinos e a Pastoral da Saúde colaboraram e participaram.

Uma pessoa idosa afirmou: “Foi muito bom, em 17 anos que participo da paróquia nunca teve um encontro assim tão bom para nós idosos. Vai ter mais, né? Não vou perder nenhum”.

Segundo a líder, Rosângela, esta atividade serviu para proporcionar aos idosos um encontro prazeroso e, ao mesmo tempo, fazer chegar a eles a compreensão dos indicadores, incentivando-os a atitudes que melhoram sua qualidade de vida. “Melhor será se aos poucos conseguirmos trazer também os idosos que acompanhamos nas visitas domiciliares”, concluiu.

A coordenadora paroquial, Ana Cristina, conseguiu mobilizar um grupo de amigos que colaborou muito na organização do momento. Seu sonho é que este encontro possa acontecer em todas as comunidades que tem PPI, não só na comunidade matriz.

Deus continue abençoando a todos desta querida paróquia para que, em breve, a PPI possa estar presente em todas as comunidades e acompanhando o máximo de pessoas idosas, levando a elas o gosto pela vida, o desejo de melhorar a sua qualidade de vida, o amor e a ternura de Deus e da Igreja.

 

Nelma Correia Lazzarin

da Equipe ampliada da Coordenação Nacional.

 

es 1

es 2

es 3

es 4

es 5

es 6

es 7

es 8

es 9es 10es 11