PPI de Florianópolis realizou assembleia e formação sobre o Manual do Coordenador

PPI encontro

A coordenação da Pastoral da Pessoal Idosa da Arquidiocese de Florianópolis reuniu os coordenadores das paróquias onde a PPI está implantada para uma assembleia eletiva e uma formação sobre o novo Manual do Coordenador.

O encontro foi de 2 a 4 de novembro, em Florianópolis. Na abertura do evento foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönk. “Precisamos nos dedicar ao outro, doar nosso tempo. É isso que dá sentido à nossa vida", disse Dom Wilson. "Assim é o trabalho da PPI. Ele exige sacrifícios, mas tudo vale a pena. Não podemos ignorar a realidade que nossos idosos vivem hoje”, completou.

Na sequência, teve início a assembleia para a escolha na nova coordenadora arquidiocesana para os próximos quatro anos, a partir de abril de 2019. Maria da Glória Haschel Bohnen, da comunidade de Meia Praia, em Itapema, foi eleita. Ainda durante a assembleia, as coordenadoras paroquiais planejaram as ações para 2019, como encontros, capacitações e ampliação da atuação da PPI.

Houve momentos de espiritualidade, de partilhar conquistas e dificuldades da caminhada e de esclarecer dúvidas. O encontro também teve a participação de Celina Silva, coordenadora estadual da PPI. “Estamos aqui para servir. Somos operários, e permanece na PPI quem tem amor ao próximo”, destacou. Quem também participou foi o futuro coordenador estadual da PPI, João Bueno Soares Filho, da Arquidiocese de Rio do Sul. 

Durante a capacitação do novo Manual do Coordenador, os 35 participantes receberam informações para ampliar cada vez mais a atuação e o compromisso com a PPI e também fortalecer o trabalho dos coordenadores, de modo que se sintam seguros e comprometidos no desempenho da missão. Na avaliação, os participantes demonstraram muita satisfação e alegria pela assembleia e pela capacitação, que sempre proporcionam motivação, troca de experiências, espiritualidade e muito aprendizado.

“É um trabalho muito gratificante. Termino minha gestão realizada, com um sentimento de missão cumprida, de que plantei a semente da PPI em várias comunidades", afirma Osvaldina Zucco, coordenadora arquidiocesana. "Agora estamos colhendo os frutos, com novas capacitações e novos líderes. Queremos que cada vez mais pessoas idosas fragilizadas sejam atendidas por meio das visitas domiciliares”, completa. Atualmente, na Arquidiocese de Florianópolis, a PPI atende aproximadamente mil idosos.

PPI encontro 3PPI encontro