Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

15 de junho é o Dia Mundial de

Conscientização da Violência Contra a

Pessoa Idosa.

 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, desde 2006, dia 15 de junho, ficou marcado como Conscientização Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. 

Para a Pastoral, além do acompanhamento por meio da rede de voluntários espalhados por todo o país, buscamos sempre conscientizar à sociedade que o envelhecimento populacional é um efeito de grande escala mundial. Só no Brasil, conforme dados do IBGE (2018), a soma de idosos, chegam a 28 milhões, enquanto os de jovens de 0 a 14 anos, ficam em 44,5 milhões. Assim, em 2031, com base nas projeções do IBGE, o número de pessoas idosas de 60 anos e mais será de 43,3 milhões, ultrapassando os jovens de 0 a 14 anos, que contabilizará 42,3 milhões. 

Neste sentindo, várias dioceses pelo país, buscam fazer suas mobilizações, com o objetivo de mostrar a importância do movimento e garantir o envelhecimento com qualidade, de forma tranquila e com dignidade a todos da comunidade.

E desse modo, A Pastoral da Pessoa Idosa, da Diocese de Campina Grande/PB, realizou no último dia 15.06, várias ações no sentido de sensibilizar a população, como: entrevistas nos meios de comunicação, panfletagem,  palestras,  exposições de faixas, serviços de saúde, atividades físicas e dramatizações. Mostrando a importância do enfrentamento a essa problemática e a necessidade de Políticas Públicas que garantam os direitos e qualidade de vida à população idosa.

"A Igreja é profética: anuncia e denuncia, a missão da PPI é envagelizar e resgatar a dignidade da pessoa idosa". pontua a Coordenadora Diocesana - Rosa Amélia Vitorino Guimarães.

Ainda em Campina Grande/PR, para encerrar a semana de atividades, foram celebradas missas e unção de pessoas idosas, com o apoio do Padre Sérgio Leite e do Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Mobilização Pastora de Campina Grande/PB - 15.06.19

 

Mobilização Pastora de Campina Grande/PB - 15.06.19

 

Mobilização Pastora de Campina Grande/PB - 15.06.19